01 dezembro 2010

Sabedoria, Conselho de Mãe

“Palavras do rei Lemuel, de Massa, as quais lhe ensinou sua mãe. Que te direi, filho meu? Ó filho do meu ventre? Que te direi, ó filho dos meus votos.”(Provérbios.31.1-2).

O capitulo trinta e um do livro de Provérbios, foi escrito pelo Rei Lemuel, com os conselhos recebidos da sua mãe, e eu gostaria de estudar com vocês este texto dividindo-o em duas partes, a primeira parte conselhos para o agir de um Homem sábio, e que vive o temor do Senhor, a segunda parte como deve ser o agir da Mulher virtuosa.

O Homem
“Abre a tua boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham em desolação. Abre a tua boca, julga retamente e faze justiça aos pobres e aos necessitados.”(Provérbios.31.8-9).

Nos versículos oito e nove a mãe de Lemuel lhe dá conselhos de como se portar.

Ela fala sobre a justiça, honestidade, coisa que falta muito nos dias de hoje, o Senhor em sua Palavra nos ensina a sermos homens prudentes, que andam segundo a sua Palavra, que se levantam para defender os indefesos, que fazem justiça com a boca e com os seus atos.

“Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos, ao que destrói os reis.”(Provérbios.31.3).

Quantos homens e até mesmo mulheres estão entregando a sua vida, o seus caminhos, aos que os destroem, mas o Senhor nos ensina a entregar o nosso caminho a Ele, “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará.”(Salmo.37.5).

Alem destas características, Paulo em sua carta aos Efésios, nos ensina como deve ser o portar do homem no casamento, como esposo.

Ele diz: “Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,”(Efésios.5.25), o homem deve amar a sua mulher como Cristo amou a sua igreja.

Lemuel nós mostra o portar do homem na sociedade, e Paulo nos ensinou o portar do homem em sua casa.

A Mulher
“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.”(Provérbios.31.10).

Mulher virtuosa, aquela mulher sabia, que como diz a palavra edifica a sua casa, enquanto a tola a destrói.

 A mãe de Lemuel, quando diz mulher virtuosa, não esta dizendo quanto a beleza e riquezas, mas quanto ao temor do Senhor, a mulher que o marido pode confiar, “Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.”(Provérbios.31.30).

A mulher que teme ao Senhor edifica a sua casa sobre a rocha.

“Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.”(Provérbios.31.12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...