13 dezembro 2010

Jeová Shammah

“[...] o nome da cidade desde aquele dia será: O SENHOR Está Ali.”(Ezequiel.48.35).

Jeová Shammah, o nome Jeová Shammah significa “O SENHOR Está Ali.”. O livro de Ezequiel diz sobre a destruição e a reconstrução do Estado de Israel.

No Novo Testamento, está escrito que nós somos o Israel de Deus (Gálatas.6.16), o Povo de Deus, “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”(1Pedro.2.9).

O Senhor nós chamou para sermos o Seu povo, e com o seu povo Ele é Jeová Shammah, o Senhor está ali, o Senhor está conosco.

Quantas vezes achamos que estamos sozinhos, parece que todos nos abandonaram mas não se esqueça o que Jesus disse: “[...] e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!”(Mateus.28.20), O Senhor está conosco nos momentos de choro, nos momentos de festa, todos os dias Ele está com o seu povo

Mas como “geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido”, temos que nos portar como tal. Mas como fazer isto?

O Livro de Ezequiel nos ensina os erros cometidos por Israel e como ela deveria se portar.

Ezequiel nos traz vários erros que aquele povo havia cometido, entre eles idolatria (Ezequiel.14.3), culto a outros deuses (Ezequiel.8.9-10) e vários outros que são condenados perante o Senhor.

Quantas pessoas estão deste modo, servindo a outros deuses, mesmo que não sejam de pedra e pau, mas quem sabe a prostituição, a mentira, as drogas entre tantos outros.

Se você esta nesta situação o Senhor disse: “Mas, se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer juízo e justiça, certamente viverá; não morrerá. De todas as suas transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela sua justiça que praticou, viverá. Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor JEOVÁ; não desejo, antes, que se converta dos seus caminhos e viva?”(Ezequiel.18.21-23).

Jesus veio para nos trazer nova vida, para nos reconciliar com o Pai, se você está no pecado volte hoje mesmo para o Senhor.

No momento que voltamos para os braços do Pai, Ele nos trás restituição, Ele nos dá uma nova vida, uma vida aos seus pés, uma vida de vitória, como na visão de Ezequiel, o Senhor se mostra no meio de seu povo, Jeová Shammah.

“Veio sobre mim a mão do SENHOR; e o SENHOR me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale e estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, poderão viver estes ossos? E eu disse: Senhor JEOVÁ, tu o sabes. Então, me disse: Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o Senhor JEOVÁ a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR. Então, profetizei como se me deu ordem; e houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um reboliço, e os ossos se juntaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito. E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então, o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército grande em extremo.”(Ezequiel.37.1-10).

Aqueles ossos secos representam a casa de Israel, a nossa antiga vida quando andávamos perdidos, andávamos no pecado, mas o Senhor Ela traz vida para o Seu povo, nós somos dele, Ele derrama sobre nós o Seu Espírito.

Quando saímos do erro e vamos caminhar com Jesus, recebemos uma nova vida, “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”(2Coríntios.5.17).

O Senhor está conosco, Ele é Jeová Shammah.

“Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel; eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós estamos cortados. Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu abrirei as vossas sepulturas, e vos farei sair das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair das vossas sepulturas, ó povo meu. E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra, e sabereis que eu, o SENHOR, disse isso e o fiz, diz o SENHOR.”(Ezequiel.37.11-14).

O Senhor abriu a nossa sepultura, Ele nos deu vida e uma vida com Ele. O Senhor fez isso para que saibamos que Ele é o Senhor.

Quando somos feitos povo de Deus, andamos segundo a sua palavra Ele se mostra como Jeová Shammah, o Senhor está ali.

“Então, espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.”(Ezequiel.36.25).

Quando passamos a servir apenas o Senhor, alem de recebermos vida, o Senhor diz que Ele derramará água pura sobre as nossas vidas. O Senhor nos encherá do Seu Espírito e iremos produzir os seus frutos (Gálatas.5.22).

“E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais, e vós me sereis por povo, e eu vos serei por Deus.”(Ezequiel.36.26-28).

O Senhor colocará dentro de nós um coração sensível a sua voz, que cumpre a sua vontade, nós somos povo, e Ele é o nosso Deus.

O Senhor está entre o Seu povo, Jeová Shammah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...